terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Liopleurodon.

 O Liopleurodon, conhecido popularmente como Liopleurodonte, foi um gênero gigantesco da família dos Pliossauros(répteis marítimos enormes com pescoço curto), e também o maior carnívoro que já existiu na Terra. Podia chegar a medir cerca de 25 metros de comprimento e com um peso especificado em 150 toneladas (peso de uma baleia-azulatual). Seus dentes da frente eram maiores que os do Tiranossauro rex, com cerca de 60 centímetros de tamanho. Eram carnívoros que viveram durante os Meados do Período Jurássico. A espécie única propriamente descrita deste gênero é Liopleurodon ferox, primeiro identificado por H.E Sauvage em 1873 e viveu em mares europeus, principalmente nos mares Inglaterra, e possuia rotas migratorias.

Quatro membros parecidos a remos fortes sugerem que o Liopleurodon se alimentava também do maior peixe que já existiu no mundo, que por sua vez era um ótimo nadador. O seu modo de quatro pés de pato da propulsão é característico de todos os plesiossauros. Um estudo que aplica um robô nadador demonstrou que embora esta forma da propulsão não seja especialmente eficiente, ele fornece a aceleração muito boa - um caráter desejável em um rapinante. Os estudos do crânio mostrou que o Liopleurodon pode esquadrinhar provavelmente a água com as suas narinas para apurar a fonte de certos cheiros. O Liopleurodon foi o maior animal carnívoro de todos os tempos, e provavelmente sua principal presa eram Ictiossauros.

Na série caminhando com os dinossauros, o Liopleurodon aparece caçando um oftalmossauro e um eustreptospondylus, porém em um tamanho exagerado. Porém, assim como os Sauropódes, essa espécie de réptil nunca parava de crescer e os mais velhos com idade avançada de 80 a 120 anos já passavam dos 25 metros de comprimento e 150 toneladas, sendo este animal podendo viver mais de 100 anos no mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário