sábado, 6 de agosto de 2011

Maiasaura.

MAIASAURA
 
No ano de 1979, em Montana (EUA) foram achados muitos ninhos de dinossauros com esqueletos de filhotes dentro deles. Um ninho isolado havia sido encontrado no ano anterior.
A espécie foi baptizada de maiasaura. O nome significa "lagarto boa mãe" e parece apropriado. Em um trecho de solo lamacento, os machos cavavam ninhos ocos e redondos, do tamanho de uma mesa média, forrando-os com folhas.
 
Ali as fêmeas botavam de 18 a 30 ovos de casca dura. Acredita-se que as mães maiasaura, talvez os pais também, vigiassem o ninho cheio de ovos, protegendo-os de qualquer tentativa de roubo. As fêmeas deviam ficar sentadas sobre os ovos para choca-los e, quando saíam para alimentar-se, outros adultos permaneciam de plantão no local. Quando os bebés-dinossauros rompiam a casca do ovo, os pais tratavam de trazer comida, basicamente plantas e frutos. Os pais maiasaura os mastigavam previamente e depois os davam aos filhotes. Os especialistas pensam que esses dinossauros alimentavam seus descendentes até que eles crescessem o suficiente para deixar

o ninho e batalhar sozinhos por sua sobrevivência. Antes dessa descoberta, pensava-se que as fêmeas abandonavam a ninhada. Os filhotes, antes de saírem do ovo, ficavam entregues à própria sorte. Num só lugar dos EUA foram encontrados tantos ninhos com esqueletos e pedaços de casca de ovos, que a conclusão dos cientistas só pode ser uma: existiram maiasaura vivendo aos bandos na América do Norte. Eles perambulavam pelas matas, mas voltavam sempre ao local dos ninhos, que assim eram usados mais uma vez.

Quando os filhotes já haviam crescidos a ponto de se cuidar sozinho, eles passavam a acompanhar o grupo, em sua busca de plantas frescas para comer. Sem possibilidades de defender-se sozinho, o maiasaura escapava dos carnívoros correndo rápido e escondendo-se na mata fechada. A natureza o compensou com um bom sentido de visão e de audição. Em caso de grande perigo, ele podia saltar para dentro de lagos ou rios. Conseguia nadar abanando a cauda, enquanto remava com as pernas dianteiras.

FICHA DO DINOSSAURO
NOME Maiasaura, que significa "lagarto boa mãe"
TAMANHO 9m de comprimento e 3m de altura
ALIMENTAÇÃO Plantas, folhas, frutos
QUANDO
VIVEU Entre 90 e 66 milhões de anos atrás, em Montana, EUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário