sábado, 6 de agosto de 2011

stegossauro.

STEGOSSAUROS
 
O Stegossaurus tinha a cabeça pequena, o corpo amplo e desajeitado, e uma cauda provida de espigões. No meio das costas, ao longo da coluna, possuía duas fileiras de grandes placas ósseas. Essas barbatanas podiam atingir o triplo da altura da tela do seu computador. Apesar do seu ar feroz, o Stegossaurus era um pacato herbívoro. Um vigoroso golpe de cauda deste dinossauro bastava para acabar com qualquer inimigo. Comprido como dois carros e de peso equivalente, este bicho usava a longa

cauda para balancear seu peso. Sua cauda, grossa e musculosa, recoberta de placas ósseas, possuía na ponta espigões afiados, de 1m de comprimento cada um.
Provavelmente ele usava a cauda para se defender, e aos seus filhotes, dos dinossauros carnívoros.
 Ele caminhava pesadamente, apoiado sobre as quatro patas, mais as traseiras sustentavam todo o corpo. Não conseguia andar rápido ou correr, sendo assim presa fácil para ágeis carnívoros. Devido ao fato de sua cabeça ser miúda e que ficava próxima ao chão, o Stegossauros se alimentava principalmente de plantas rasteiras. A placas dorsais, segundo o pensamento dos cientistas, eram coloridas.

Elas podiam ser arrancadas com facilidade por um predador e, acredita-se que as placas funcionavam como um tipo de sistema regulador da temperatura. O bicho colocava o corpo numa posição em que as placas ficavam voltadas para o sol, colectando o máximo de calor nas manhãs frias. Depois de aquecido, podia movimentar-se em busca de alimento.

FICHA DO DINOSSAURO
NOME Stegossaurus, que significa "lagarto couraçado"
TAMANHO Até 7,5m de comprimento e 4m de altura
ALIMENTAÇÃO Samambaias e outras plantas rasteiras
QUANDO VIVEU 140 milhões de anos atrás, período Jurássico, na América do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário