sábado, 6 de agosto de 2011

stegoceras.


stegoceras:

Embora pequeno, o stegoceras era um animal valente. Bípede e herbívoro, ele fazia parte de um grupo extraordinário de dinossauros conhecido como pachycephalosaurus, que significa "répteis de cabeça grossa". Esse grupo possuía uma característica especial: o crânio espesso e arredondado. Na cabeça do stegoceras havia pequenas protuberâncias ósseas que se estendiam em semicírculo sobre os olhos e ao redor da nuca. Não se sabe ao certo para que servia essa carapaça, mas parece que a finalidade3 era enfeitar. Sem ser muito espesso na infância,o crânio engrossava à medida que o bicho se tornava adulto.

Alguns especialistas acreditam ter encontrado exemplares de stegoceras machos e fêmeas. Eles perceberam que alguns crânios são mais grossos do que outros e acham que os mais grossos pertenciam aos machos.
O crânio de um stegoceras macho podia medir até 6 cm de espessura, o que corresponde à metade da grossura de um tijolo.
O stegoceras provavelmente usava seu crânio, que era cinco vezes mais grosso que o humano, também como 


arma contra os predadores mais ferozes. A investida do Stegoceras devia ser assustadora, e uma marrada ou golpe da testa podia quebrar as costelas, ou até mesmo uma perna, da maioria de seus adversários. Os cientistas acreditam também que o Stegoceras usava seu rígido e pesado crânio para lutar contra outros machos pelo controle do bando e pelo direito de acasalar com as fêmeas, exibindo portanto o mesmo comportamento do actual carneiro selvagem da América do Norte. Esse carneiro, uma espécie de bode, utilizava os chifres como aríetes em suas lutas. No começo de luta, os dois dinossauros adversários avaliavam-se pelo tamanho da cabeça. Então, partiam para o ataque, colidindo as cabeças em alta velocidade.

Eles não se machucavam muito nessas batalhas violentas, porque seus cérebros, não maiores do que um ovo de galinha, eram protegidos pelo crânio grosso. Na maior parte do tempo, o Stegoceras era um pacífico herbívoro. Ele não ficava lutando o tempo todo. Movia-se pelas matas do final do Cretáceo, catando folhas e flores de árvores com sua boca bicuda.
Seus dentes eram afiados e serrilhados como um serrote, e o animal os utilizava para colher e mastigar folhas e flores, como os carneiros actuais. 



FICHA DO DINOSSAURO 
NOME Stegoceras, que significa
"tecto ossudo"
TAMANHO 2,5m de comprimento e
1,5m de altura
ALIMENTAÇÃO Plantas em geral
QUANDO
VIVEU Há 75 milhões de anos atrás,
Cretáceo, na América do Norte
__________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário