sexta-feira, 17 de junho de 2011




Dinossauros e a Vida Pré Histórica
Foi retirado das margens da BR-050, o fóssil pertencente ao titanossauro Uberabatitan ribeiroi, o maior dinossauro brasileiro já encontrado. Desde ontem, paleontólogos trabalham para que o fêmur de aproximadamente 1m40 seja preservado e retirado ainda em rocha por guincho de grande alcance.
Diretor do Centro de Pesquisas Paleontológicas, Luís Carlos Borges Ribeiro, explica que a intenção de preservar o osso na rocha em que foi encontrado servirá para evitar a desfragmentação durante a retirada e, ainda, para levar ao conhecimento dos turistas que passarem pelo Museu dos Dinossauros, em Peirópolis, o modo como o fóssil é encontrado durante os trabalhos de escavações. Para garantir esse trabalho será utilizado, pela primeira vez, um guincho de grande alcance que vai içar o osso e levá-lo para Peirópolis.
Neste mesmo local já foram encontrados outros 200 fósseis em 2004, 2005 e 2006. Após terem sido interrompidas devido ao período chuvoso, as escavações no local foram retomadas há aproximadamente duas semanas. As primeiras descobertas foram registradas no início da duplicação da rodovia. O titanossauro viveu há cerca de 100 milhões de anos, com peso estimado em nove toneladas e medindo em torno de 12 metros de comprimento e seis de altura

Criolophosauru

Coelophisis
Dilophosaurus

Allosaurus

Desde 2001 se fala sobre um possível novo longa da série Jurassic Park mas, para Sam Neill (A Lenda dos Guardiões), o Dr. Alan Grant de Parque dos Dinossauros e Jurassic Park 3, a continuação não irá acontecer. Em entrevista à MTV News, o ator descartou a possibilidade de voltar ao parque dos dinossauros, contrariando o que o cineasta Joe Johnston (O Lobisomem) havia afirmado anteriormente.

“Eu acho que conseguimos contar a história. Acredito que seja suficiente”, afirmou o ator, surpreendido pela pergunta a respeito da famosa franquia. “Stan Winston [expert em efeitos especiais], que criou aqueles maravilhosos dinossauros, morreu. Então, sem Stan, sem Jurassic Park, basicamente. Michael Crichton [autor do livro em que o longa foi inspirado] também morreu”, comentou.

Em tom de brincadeira, o ator disse que existe sim uma possibilidade de Jurassic Park 4 acontecer. “Se o Michael Crichton viajar no tempo, escrever outro livro e Stan viajar no tempo e animar os dinossauros, então com certeza”, finalizou.

No começo de 2010, o diretor Johnston confirmou ao BoxOfficeMojo que um novo Jurassic Park seria feito. No entanto, estas afirmações de Neill podem ou revelar que o projeto de Johnston é mera especulação, ou que o ator não foi convidado para participar desta continuação. Resta aguardar a confirmação oficial da Universal.
Um cérebro fossilizado de 20 milhões de anos descoberto em Peru constitui uma evidência que nesse território habitaram mamíferos gigantes muito dantes do que se pensava, declararam pesquisadores a cargo do achado.

O cérebro pôde pertencer a um megatério, parecido a um urso preguiçoso gigante ou a um gliptodonte, animal que se parece a um grande lagarto. Os paleontólogos supõem que o cérebro era de um animal grande porque media 12 centímetros de largo, 11 centímetros de longo e nove centímetros de altura.

De acordo com Klaus H nninger Mitrani, do Museu Paleontológico Meyer H nninger, o mamífero viveu na região e possivelmente sofreu uma forte batida que levantou o cérebro do crânio.

O cientista explicou ao serviço de notícias britânico BBC que o tecido macio se pode preservar em condições não ordinárias. Quando o cérebro se saiu do crânio, o conteúdo sedimentário da zona, um terreno abundante em carbonato de cálcio, se encarregou do preservar.

O tecido primeiro cozinhou-se e depois se fossilizou, explicou o cientista. De acordo com os paleontólogos, os resultados desta investigação mostram que faz 20 milhões de anos existiam grandes mamíferos no território que hoje ocupa Peru.
Uma equipe internacional de paleontólogos descobriu uma nova espécie de dinossauro, com um único dedo em cada uma das suas mãos. Os restos fósseis foram encontrados preservados em rochas do Cretáceo Superior, na formação Wulansuhai, localizada perto da fronteira entre a Mongólia e a China, com idade entre 84 e 75 milhões de anos. O novo dinossauro, da família dos Alvarezsauridae, tem o nome científico de Linhenykus monodactylus, porque foi encontrado perto da cidade de Linhe. 

De acordo com o estudo publicado na revista 'Proceedings of National Academy of Science' (PNAS), trata-se de um terópode carnívoro, o grupo que originou as aves modernas e a que pertencem, também, o Tiranossauro ou o Velociraptor. Devia ter um peso semelhante a um papagaio e aproximadamente 70 cm de altura. Em cada mão tinha apenas uma garra, que os cientistas acham que servia para escavar ninhos de insectos. É o único dinossáurio conhecido com um só dedo.

Para Michael Pittman, do Departamento de Ciências da Terra da Universidade College London e co-autor do trabalho, os terópodes começaram por ter cinco dedos e evoluiram para formas com três dedos. O Tiranossauro era invulgar com apenas dois dedos, mas o Linhenykus com um só dedo mostra a grande variedade de modificações evolutivas da mão que existiam em diferentes terópodes.

A maioria dos terópodes tinha três dedos em cada mão, mas exceptuando o Linhenykus, na maioria dos Alvarezsauridae os dois dedos exteriores eram rudimentares, estruturas aparentemente inúteis. Linhenykus viveu em estreita relação com dinossauros terópodes de tamanho semelhante, mas as especializações do seu esqueleto podem reflectir diferenças no comportamento ou na estratégia de aproveitamento do seu meio ambiente.

Linhenykus também viveu ao lado de pequenos mamíferos, lagartos, anquilossauros e dinossauros com chifres (Ceratopsidae).

Nenhum comentário:

Postar um comentário