sábado, 18 de junho de 2011

o que é um dinossauro?

O QUE É UM DINOSSAURO?


Durante a existência de nosso planeta, muitos animais diferentes já surgiram, viveram e se extinguiram. Muitos deles eram gigantescos e ameaçadores, mas nem por isso eram dinossauros.
Temos cinco regras simples para identificar se um animal era ou não um dinossauro:
Regra 1) Os dinossauros eram répteis.
Pode-se reconhecer um animal como sendo um réptil pela sua pele recoberta por escamas e por gerarem filhotes através de ovos com cascas duras.
É bem verdade que apenas alguns poucos fósseis foram encontrados apresentando vestígios de sua pele e que são também muito poucos os ovos e embriões achados que foram identificados como sendo da mesma espécie de outros fósseis de animais adultos, mas mesmo assim este critério é bastante útil pois separa-os dos mamíferos (corpo coberto de pelo), das aves (cobertas por penas) e de anfíbios (que colocam ovos de casca mole).
Regra 2) Todos os dinossauros eram animais terrestres.
Existiram muitos répteis estranhos no passado. Alguns deles viveram no mar, como os ictiossauros e os plessiossauros, enquanto outros, os pterossauros, dominavam os ares, entretanto não eram dinossauros e a ciência os classifica à parte.
Regra 3) Os dinossauros viveram durante o Mesozóico (248 a 65 milhões de anos atrás).
Ninguém pode ver um dinossauro vivo. Todos eles se extinguiram muito tempo antes de nossos mais remotos antepassados surgirem.
Nos os conhecemos através de fósseis que foram encontrados em rochas que datam desde 220 milhões de anos atrás (fim do período Triássico) até 65 milhões de ano atrás (fim do período Cretáceo).
Assim, sabe-se que a era dos dinossauros durou aproximadamente 155 milhões de anos e que se um fóssil for encontrado em rochas que se formaram antes ou depois deste intervalo, muito provavelmente não será de um dino.
Regra 4) Os dinossauros tinham as pernas em forma de colunas.
Ao observarmos um jacaré andando, vemos seus membros anteriores e posteriores se movendo lateralmente em relação ao seu corpo. Outros répteis tem seus membros dispostos em ângulo com o solo, mas sempre encaixados na lateral do corpo.
Em um dinossauro, os membros estão montados sempre na vertical, como se fosse uma coluna, o que diminui o esforço dele para se manter em pé e também possibilita passos e velocidades maiores.
Este arranjo é único entre os répteis e é também muito similar ao das aves e mamíferos, tanto que cientistas, artistas e técnicos de efeitos especiais freqüentemente estudam a anatomia e o movimento deles para recriarem dinossauros em museus e nos cinemas.
Regra 5) Tamanho não é documento.
Existiram dinossauros enormes como os grandes saurópodes ( o Seismossauro de 36m de comprimento e 50 toneladas de peso, por exemplo), mas também existiram alguns muito pequenos. O Compsognathus longipes, por exemplo, era do tamanho de uma galinha e pesava menos de um quilo, mesmo quando adulto.
Assim, pode-se concluir que não é o tamanho que define o que é um dinossauro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário